Seguindo o exemplo dos seus Fundadores que, cheios de audácia evangélica, foram aonde os pobres estavam e assumiram novos serviços para atenuar seus sofrimentos, as Filhas Caridade de São Vicente de Paulo são o instrumento de ação missionária da Igreja, e desenvolvem na essência o carisma Vicentino, inspirado no amor de Deus e aos pobres.

As Filhas da Caridade permanecem junto aos pobres para promover a conscientização da sua dignidade de filhos e filhas de Deus e os ajudando a organizarem-se a fim de reivindicarem seus direitos.

Elas realizam missões em assentamentos, junto à população indígena e aos trabalhadores rurais. Também participam de pastorais da Criança, da Saúde, da Família e Pastoral Carcerária. Atualmente há missões das Filhas da Caridade – Província do Rio de Janeiro, em Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.

As Irmãs Filhas da Caridade também participam de Missões Ad Gentes, que são realizadas fora do Brasil. Já tivemos irmãs brasileiras em missões em Pequim (China), Madagascar, Moçambique e Angola (África), Santiago (Chile), Argentina, Palestina, na Ilha da Madeira e em Lisboa (Portugal).

“Não sois daqui nem dali, sois de onde a Providência Divina aprouver enviar-vos. É assim que deveis proceder para serdes boas Filhas da Caridade: ir para onde Deus quiser; se for para África, para o exército, para as Índias, para onde vos pedirem”. (São Vicente de Paulo 03/07/1634; 18/10/1655).

RIO DE JANEIRO

Missão Catarina Labouré
Visita aos Pobres, acompanhamento às famílias, realização de celebrações na comunidade, além de formação de lideranças são algumas das atribuições das Irmãs desta comunidade.

Rua Praia de Sepetiba, 1630, Sepetiba, Rio de Janeiro
Fone:(21) 3292-3376 / Whatsapp: (21) 97163-6711

MATO GROSSO DO SUL

Missão Margarida Naseau
Comunidade aberta em 1985. As Irmãs trabalham com medicina alternativa e produção de
chás para cuidar da saúde dos pobres da região.

Rua Alcides Melquiades, 894, Postal 15, CEP 79745-000, Novo Horizonte
Fone: (67) 3447-1147

Comunidade Nossa Senhora da Missão
As Irmãs trabalham junto aos pobres no local da Sitioca e formam lideranças vicentinas.

Comunidade localizada no município de Dourados

Comunidade Nossa Senhora das Graças
As Irmãs realizam um trabalho com crianças de 5 a 16 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Além disso, promovem encontros com a comunidade, formam lideranças e fazem visitas frequentes aos pobres.

Comunidade localizada no município de Chapadão do Sul

MATO GROSSO

Casa São Vicente de Paulo
Desde 1976, as Irmãs fazem um trabalho de empoderamento das mulheres da região, que vivem basicamente da produção de farinha. Realizam rodas de conversas, formam lideranças entre as lavradoras da zona rural e as acompanham em projetos sociais.

Rua S. Vicente de Paulo, 43, Caixa Postal 2, CEP 78480-000, Acorizal
Fone: (65) 3353-1110

RONDÔNIA

Missão Interprovincial Santa Luísa de Marillac
Faz parte da rotina das Irmãs visitar e acompanhar famílias carentes, atuar nas pastorais, participar das celebrações e formar lideranças locais.

Rua Presidente Médici, 2.124, Centro, Itapuã do Oeste
Caixa Postal: 019, CEP: 76.861-000