A Província do Rio de Janeiro abrange, atualmente, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Sua sede administrativa fica localizada na Casa Provincial, no bairro da Tijuca, zona norte da cidade. No ano de 2018, a Província iniciou um processo de reestruturação e definiu suas atividades em quatro áreas específicas de atuação, sendo elas:  Educação, Socioassistencial, Saúde e Religiosa.

A área de educação tem como missão educar e evangelizar, à luz da pedagogia de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.

A missão da área socioassistencial é promover e desenvolver projetos e ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

O Hospital São Vicente de Paulo, na cidade do Rio de Janeiro, representa a área da saúde. Fundado pelas Filhas da Caridade em 1930, tem como missão humanizar o atendimento à saúde, com moderna tecnologia e profissionais especializados, comprometidos com a qualidade, a educação permanente e os valores da instituição.

A vocação Religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo é o instrumento de ação missionária da Igreja e tem em sua essência o carisma Vicentino, inspirado no amor de Deus aos pobres.