A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo desde as suas origens, atua na Educação como uma das maneiras de servir Cristo nos pobres.  

Como forma de contribuir mais efetivamente para o cumprimento de seu papel social, as nove escolas, os cinco centros de educação infantil e os dois projetos socioeducativos mantidos pela Companhia estão presentes em localidades onde a realidade social retrata situações de risco e vulnerabilidade.   

A gestão pedagógica e administrativa da Rede Vicentina de Educação é realizada pelas Irmãs, Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que não possuem vínculo empregatício ou qualquer tipo de remuneração.

Proposta Pedagógica

A Educação Vicentina visa à formação de sujeitos capazes de imaginar e elaborar ideias novas, de progredir e aperfeiçoar conceitos e tecnologias, desenvolvendo a criatividade em sintonia com a consciência ecossocial e cristã.

A apropriação do conhecimento científico, tecnológico, humano e espiritual acontece em um ambiente de união, corresponsabilidade, diálogo, autonomia, liberdade e amor, em que se trabalham conjuntamente os valores do Carisma Vicentino: Educação Humana e Cristã, Diálogo, Respeito e Sustentabilidade por meio dos temas transversais da Educação Básica e dos Valores Cristãos:

Cultura da Justiça e Solidariedade: implica sensibilizar para o serviço de Jesus Cristo no pobre e assumir ações concretas envolvendo a instituição educacional, a família e a comunidade local em um espírito de solidariedade às reais necessidades dos pobres.

Construção da Civilização do Amor: por meio do qual se busca vivenciar o amor afetivo e efetivo, valorizando o ser humano na sua integridade e o universo criado como dons de Deus e compromisso de cuidado de todos.

Tais temas, quando somados, garantem a teoria e a prática do Carisma Vicentino na proposta curricular de cada instituição educacional, na prática docente e na vida de cada educador e educando. Portanto, esses temas devem ser trabalhados e vivenciados em todas as áreas do conhecimento.