Atentas aos apelos de Deus e à realidade na qual estão inseridas, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo dedicam-se a promover a dignidade e a servir com amor e respeito crianças e adolescentes, idosos, população de rua e pessoas com deficiência.

A Companhia promove e desenvolve projetos e ações socioassistenciais que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Fazem parte da Associação Socioassistencial instituições de longa permanência para idosos e projetos de ação socioeducativa de proteção básica a crianças e adolescentes. As instituições estão presentes em municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.

[span class="pt-only"]Casa do Ancião Santa Luisa de Marillac, Taubaté (SP)[/span] [span class="fr-only"]Maison de l’Ancien Sainte-Louise de Marillac, Taubaté (SP)[/span] [span class="en-only"]Home of the Elder Saint Louise de Marillac, Taubaté (SP)[/span]

[span class="pt-only"]Casa dos Pobres de São Vicente de Paulo, Nova Friburgo (RJ)[/span] [span class="fr-only"]Maison de l’Ancien Sainte-Louise de Marillac, Taubaté (SP)[/span] [span class="en-only"]Home of the Poor St Vincent de Paul, Nova Friburgo (RJ)[/span]

[span class="pt-only"]Cidade dos Velhinhos Santa Luisa de Marillac, Itaquera (SP)[/span] [span class="fr-only"]Ville des Personnes Âgées Sainte-Louise de Marillac, Itaquera (SP)[/span] [span class="en-only"]The City of Old Fellows St. Louise de Marillac, Itaquera (SP)[/span]

Casa do Ancião Santa Luísa de Marillac, Taubaté (SP)

A Casa do Ancião Santa Luísa de Marillac é uma instituição de longa permanência que acolhe idosas do sexo feminino, a partir de 60 anos de idade, em condições de abandono familiar e que não tenham renda própria para subsistência. A instituição atende às necessidades básicas, como moradia, alimentação, higienização, proteção e garantia de direitos.

Entre os serviços oferecidos, estão atendimento médico e ambulatorial, enfermagem 24h e fisioterapia. As atividades incluem momentos de lazer como dança, exercícios físicos, realização de passeios e confraternizações, além do incentivo ao desenvolvimento de habilidades como pintura e artesanato. A instituição também incentiva o idoso a desenvolver hábitos saudáveis e de higiene pessoal.

A infra-estrutura da instituição inclui quartos, banheiros, vestiários, varanda, hall, sala de televisão, sala do serviço social, sala de recreação, sala de visita, secretaria, sala de admissão, capela, copa, lavanderia, dispensa, almoxarifado, oficina de manutenção, garagem, área de serviço, posto de enfermagem, sala do médico, enfermaria, rouparias, sala de esterilização e sala de material de enfermagem.    

A Casa do Ancião realiza atividades e eventos que visam manter a aproximação entre os familiares e as internas, e promove palestras que visam à adaptação da idosa à rotina da instituição.

Casa do Ancião Santa Luísa de Marillac
Endereço: Rua Prof. Bernardino Querido, 853, Vila São José, CEP 12070-400, Taubaté – SP
Telefone: (12) 3633-2847

Casa dos Pobres de São Vicente de Paulo, Nova Friburgo (RJ)

A Casa dos Pobres de São Vicente de Paulo acolhe idosos que tenham interesse em residir em um lar de idosos, em regime asilar de longa permanência, por tempo indeterminado. Conta com dormitórios com banheiros, sala de fisioterapia, sala de convivência, espaços de fisioterapia aquática, quadra coberta, capela, espaço educacional e campinho de futebol.

A  instituição foi fundada em 1933, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, com a finalidade de atender pessoas idosas de ambos os sexos e adultos com deficiência. Mais tarde, em 1943, com os efeitos colaterais da medicação Talidomida, que causou o nascimento de crianças com graves deficiências físicas, a instituição abriu suas portas para o acolhimento dessas crianças. Algumas delas tornaram-se adultos e permanecem na instituição até os dias atuais.  

Cuidados sob o Carisma Vicentino

Além de oferecer abrigo em instalações físicas que respeitam as normas da Vigilância Sanitária, a instituição garante alimentação balanceada com orientação de nutricionista, providencia atendimento médico em unidade hospitalar, quando necessário, promove atividades educativas, culturais, recreativas e religiosas, oferece acompanhamento permanente de profissionais do serviço social e  desenvolve atividades que estimulem a autonomia e trabalhem a autoestima.

A Casa dos Pobres de São Vicente de Paulo também atua de forma a prevenir qualquer tipo de violência e descriminação contra os idosos, envolve familiares e/ou terceiros que possuam vínculo com o idoso, facilitando a visitação e proporcionando compreensão do processo de envelhecimento. Por fim, a instituição comunica ao Ministério Público qualquer abuso ou situação de abandono moral ou material por parte de familiares ou terceiros envolvidos.  

Entre as atividades realizadas, estão:

Oficina da Memória – trabalha a memória social dos idosos através do relato da vida cotidiana, possibilitando o desenvolvimento da intergeracionalidade.

Hidroterapia – busca desenvolver ao máximo o potencial psicofísico das pessoas com deficiência e idosos.

Oficina Doce Solidariedade – estimula o convívio social do idoso através da fabricação semanal de doces, estabelecendo vínculo afetivo entre os participantes.

Oficina de Fraldas – conta com a participação de voluntários e possibilita a autossuficiência institucional através da produção de fraldas para os usuários da casa dos Pobres.

Oficina da Beleza – conta com a participação de voluntários para cortar cabelo e unhas e desenvolver atividades que estimulem a higiene pessoal.

Oficina de Eventos – Planeja e desenvolve atividades comemorativas, passeios, eventos e exposições.     

Casa dos Pobres São Vicente de Paulo

Endereço: Rua General Osório, 377, CEP 28625-630, Nova Friburgo – RJ
Fone: (22) 2522-4646

Cidade dos Velhinhos Santa Luisa de Marillac, Itaquera (SP)

A Cidade dos Velhinhos é uma instituição de longa permanência para assistência aos idosos a partir de 65 anos de idade, de ambos os sexos, e em situação de vulnerabilidade e risco. Conta com oito pavilhões e estrutura para abrigar 88 idosos.  Aqui eles desfrutam de uma vida saudável, digna e com condições ambientais que permitem o desenvolvimento de suas potencialidades e a manutenção de seus valores e dons pessoais.

Na Cidade dos Velhinhos Luísa de Marillac, os idosos participam de atividades que elevam a auto-estima e ajudam valorizar a própria vida, como passeios a museus, aulas de artesanato, aulas de dança e de ginástica terapêutica e preventiva, entre outras. 

A instituição conta com profissionais de enfermagem para administrar medicação, dar banho, fazer curativos e trocar roupas, além de fisioterapeutas e nutricionistas.  Seguindo o Carisma de São Vicente de Paulo, o responsável pelo departamento de RH realiza com os funcionários um encontro mensal de formação humana, cristã e técnica.

Ao longo do ano, a Casa conta com grupos voluntários de manicures e cabeleireiros que promovem o Dia da Beleza, além de outros diversos voluntários que auxiliam na realização de eventos como bingos e lanches comemorativos.  

História e curiosidades

O projeto da Cidade dos Velhinhos foi elaborado em 1960, para celebrar o tricentenário de morte de São Vicente de Paulo. A entidade foi fundada em 1961 e o terreno para a construção da obra foi doado pela Refinaria Paulista, em uma área de 6.796,33 m², localizada no Horto Florestal, denominada Jardim Tamoio.

Um capítulo pouco divulgado na história da instituição foi a presença de refugiados russos trazidos pelo Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas – ONU. A responsabilidade pelo translado dos refugiados para o Brasil foi da Fundação Tolstoi de São Paulo, que ofereceu à Cidade dos Velhinhos Santa Luísa de Marillac a quantia de US$48 mil, paga em três vezes, em troca da construção de um abrigo específico para os russos. Exigia-se, na época, que os refugiados tivessem mais de 65 anos e 70% de sua capacidade total inválida e atestada pelo médico. Cerca de 600 idosos passaram pela Cidade dos Velhinhos, a maioria vinda da Sibéria, principal rota de exílio.

Cidade dos Velhinhos Luísa de Marillac

Endereço: Avenida Jardim Tamoio, 537, Itaquera, CEP 08255-010, São Paulo, SP
Telefone: (11) 2521 6227