A Formação, na Companhia, tem como objetivo “formar jovens que possam servir”. Tudo o que se refere ao processo de formação é feito com o objetivo de ajudar a candidata a crescer na sua identidade de Filha da Caridade: “totalmente doada a Deus para o serviço dos Pobres” (cf. C. 16a) e a fortalecer em si mesma as convicções fundamentais de sua vocação. A formação transmite à candidata o conhecimento do Carisma Vicentino, favorece a unidade e a vitalidade da Companhia, e conduz a uma verdadeira experiência de vida (cf. Guia da Formação Inicial, p. 9).

A formação inicial das Filhas da Caridade acontece em quatro etapas: Pré-postulado, Postulado, Seminário e Formação Inicial em Missão. Para ser admitida no Pré-postulado, a jovem deve ter feito uma caminhada no acompanhamento pelo SAVV. É desejável que tenha no mínimo 17 anos de idade e ensino médio completo.

O Pré-Postulado é um tempo especificamente reservado ao primeiro discernimento vocacional, à sensibilização. Começa no momento em que a candidata se pergunta se é chamada pelo Senhor à Companhia. Caracteriza-se pelo aprofundamento da vida cristã e uma aproximação da vida da Filha da Caridade. Durante esta etapa, a candidata pode permanecer no seu meio ou começar a viver numa Comunidade (cf. Guia da Formação Inicial, p. 69). A duração do Pré-Postulado é flexível, e não deve durar mais de 1 ano.

O Postulado é a etapa caracterizada pela continuidade do discernimento e da descoberta da vocação de Filha da Caridade. A candidata que já fez uma primeira escolha pelo Cristo, a Companhia e os pobres, começa a viver estes valores numa Comunidade local. Esta etapa permite à Companhia aprofundar o conhecimento da candidata, graças a um acompanhamento personalizado. Há um enriquecimento recíproco: a candidata descobre a identidade das Filhas da Caridade e a Companhia as realidades da candidata na vida. Durante este período, a Companhia continua com ela o seu discernimento vocacional. O tempo de Postulado é de, pelo menos, 1 ano e pode durar mais tempo, segundo as necessidades da candidata (cf. Guia da Formação Inicial, p. 77).

O Seminário é um tempo privilegiado do período de Formação Inicial, pois é a etapa de interiorização, de estruturação espiritual, de confirmação da vocação. Diferentemente das etapas precedentes, esta é vivida como Filha da Caridade, pois a admissão na Companhia se realiza desde a entrada no Seminário. Esta admissão, fixa a data de vocação na Companhia. A entrega das Constituições confirma a admissão, bem como o atestado assinado pela Visitadora e a Diretora do Seminário. O Seminário tem duração mínima de doze meses sem contar os estágios apostólicos. Trata-se bem de um mínimo, pois o Seminário pode ser prolongado segundo as necessidades da Irmã, porém não mais de dois anos (CDC c. 648 § 3) (cf. Guia da Formação Inicial, p. 87).

A etapa da Formação Inicial em Missão, a mais longa, dá à Irmã a ocasião para amadurecer o dom total de si mesma ao Senhor, no serviço dos pobres. Esta etapa ocorre numa comunidade local, onde a Irmã pode realizar a unidade de vida: oração – vida comunitária – serviço. É a passagem do tempo privilegiado de interiorização do Seminário a uma participação ativa na missão da Comunidade local. Esta passagem lhe permite assumir progressivamente todas as exigências de sua vocação. A Irmã é Filha da Caridade desde sua admissão no Seminário. A Companhia, no entanto, exige uma caminhada espiritual progressiva que deve torná-la apta a confirmar, pelos Votos, sua doação total a Deus, nesta mesma Companhia. Este engajamento é requerido se a Irmã nela permanece (cf. Guia da Formação Inicial, p. 97).