Memorial

O Memorial da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo – Província do Rio de Janeiro – reúne um acervo de cerca de dois mil objetos de cunho devocional, artístico, litúrgico, de oficio e biográfico, relicários e encólpios, dentre outros, formando uma coleção com grande potência comunicadora, educativa e exortadora das vocações vicentinas.

Bens culturais que também possuem uma dimensão afetiva e simbólica, muitos deles ajudam a contar a história da ação missionária, pastoral e evangelizadora das Filhas da Caridade ao longo de 160 anos de atuação em solo brasileiro, sem deixar de preservar preciosos registros de caridosas Irmãs que ajudaram a construir esta trajetória. 

O Memorial fica localizado dentro da Casa Provincial, mas grande parte do seu acervo está disponível online. Acesse www.memorial.asvp.org.br e conheça um pouco mais sobre o Patrimônio Móvel, Imóvel e Imaterial das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. 

Biblioteca

O hábito da leitura sempre esteve presente na rotina das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. É através dos livros que elas conhecem um pouco mais sobre as suas origens, sobre a vida dos fundadores da Companhia, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, e sobre tantos outros assuntos. Muitos dos livros que passaram pelas suas mãos nas últimas décadas foram reunidos, organizados e agora estão disponíveis para o público.

Inaugurada em 2020, a biblioteca da Casa Provincial conta com um acervo de mais de 1.400 títulos, a maior parte deles subgêneros de História Religiosa, como História da Igreja, Hagiografia (História dos Santos) e  Mariologia (sobre Maria, Mãe de Jesus). Há também livros técnicos de contabilidade, administração, psicologia, exemplares de literatura, dicionários, raridades do início do Séc. XX, além de livros em francês, inglês e em espanhol. Para visitas à biblioteca ou empréstimos de livros, é necessário agendamento prévio pelo email sec.adm@asvp.org.br.