Responsabilidade Social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos povos. A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo adota critérios de Responsabilidade Social em sua gestão, desenvolvendo atividades que possibilitam a formação de cidadãos conscientes de seu papel social.

[span class="pt-only"]Cafeteria e Padaria Pão Nosso - Delícias Solidárias[/span] [span class="fr-only"]Boulangerie et Café Notre Pain[/span] [span class="en-only"]Bakery and Cafeteria Our Bread[/span]

[span class="pt-only"]Centro de Atendimento aos Refugiados[/span] [span class="fr-only"]Centre de Services aux Réfugiés[/span] [span class="en-only"]The Refugee Care Center (RJ)[/span]

[span class="pt-only"]Promove Sepetiba[/span] [span class="fr-only"]Promeut Sepetiba[/span] [span class="en-only"]Promove Sepetiba[/span]

[span class="pt-only"]Projeto Vida Sustentável[/span] [span class="fr-only"]Projet Vie Durable[/span] [span class="en-only"]Sustainable Life Project[/span]

[span class="pt-only"]Projeto Portas Abertas[/span] [span class="fr-only"]Projet Portes Ouvertes[/span] [span class="en-only"]Open Doors Project[/span]

Centro de Atendimento aos Refugiados (RJ)

Seguindo o carisma da Ordem Vicentina, de auxílio aos pobres e sofredores, este projeto foi criado em 2019 para acolher e dar apoio aos indivíduos que procuram refúgio no Brasil.

O Centro de Atendimento aos Refugiados fica localizado no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, e atende às mais diversas demandas dos migrantes e refugiados, como orientação para regularização migratória, atendimento jurídico, psicológico e social, ensino da língua portuguesa, capacitação para o mercado de trabalho, orientação para acesso à educação e saúde públicas e assistência social, entre outras.  

Atendimento: segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h

Telefones: (21) 2551-1448 | (21) 99694-2388

E-mail: social.refugiados@asvp.org.br

Endereço: Rua Muniz Barreto, 100, Botafogo

Redes sociais:

Promove Sepetiba

O Projeto Promove Sepetiba foi criado com vistas na melhoria da qualidade de vida e estímulo das potencialidades individuais e coletivas da população da região de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ênfase é a capacitação profissional, geração de renda e empreendedorismo, com a realização de oficinas de beleza a preços populares, e cuja renda é revertida para a manutenção do projeto. Entre os cursos oferecidos estão: cabeleireiro, manicure, maquiagem, trancista, designer de sobrancelhas e barbeiro.

O projeto teve início em 2015 e foi reformulado em 2019. Além das oficinas de beleza, o Promove firmou parceria com profissionais voluntários, possibilitando à comunidade de Sepetiba e adjacências, cursos pré-vestibulares, atendimento jurídico e psicológico gratuitos.

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (21) 3292-3376
E-mail: promove.sepetiba@asvp.org.br
Endereço: Praia de Sepetiba, 1630, Sepetiba

Redes sociais:

Projeto Promove Itinerante

Tem como objetivo oferecer capacitação profissional para os catadores de mariscos e moradores de comunidades carentes da região de Sepetiba. Entre os cursos oferecidos estão os de barbeiro, trancista e manicure.

Telefone: (21) 3292-3376
Whatsapp: 97163-6711
E-mail: promove.sepetiba@asvp.org.br

Projeto Vida Sustentável

Disseminar a sustentabilidade é essencial para a melhoria da qualidade de vida. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é incentivar a realização de ações sustentáveis,  implantar a cultura de preservação do meio ambiente e contemplar na proposta pedagógica a consciência ambiental. A ideia aqui é construir coletivamente valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Entre as iniciativas de destaque estão a Horta Medicinal e a Fazendinha, ambas na Escola Rural São Vicente de Paulo, em Guaratiba.         

Horta Medicinal

Desenvolvida em parceria com a Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Veiga de Almeida, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Pastoral da Criança, a Horta Medicinal visa ampliar o conceito de saúde através da educação. Implantada no terreno da Escola Rural São Vicente de Paulo, na zona oeste do Rio de Janeiro, a horta de plantas medicinais é uma verdadeira “farmácia viva”. Ela reúne grande variedade de espécies nativas relevante às doenças leves prevalentes na comunidade.

Em 2020, para a implantação da horta, estabelecemos contato com a Unidade de Saúde Básica da Região, com o intuito de assegurar a participação da equipe médica no projeto.  A partir daí, identificamos o perfil epidemiológico da população de Guaratiba e elencamos as plantas medicinais a serem cultivadas. Também foram realizados mutirões para implantação da horta. Desenvolvida e preservada pelos alunos, esta horta comunitária integra os jovens e seus familiares em atividades coletivas.

Entre as atribuições do projeto, também estão a capacitação da cooperativa e da Escola Rural para disponibilizar mudas de plantas medicinais para cultivo em agricultura familiar, a promoção do ensino, nos níveis adulto e infantil, da prática de agroecologia, além do ensino dos conceitos básicos de fitoterapia, conforme previstos no Formulário Nacional da Farmacopeia da ANVISA, abordando sempre o fundamento científico. O projeto também assegura conhecimento de cultivo, colheita, processamento primário, armazenagem, controle de qualidade, dispensação e prescrição de acordo com a legislação vigente.

O uso de plantas medicinais foi reconhecido pelo Governo Brasileiro, em 2006, com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, Decreto nº 5.813, 2006) que visa “garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, e o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional”.

Fazendinha

O objetivo deste projeto é conectar escola, comunidade e meio ambiente, através de uma atuação que reforça a consciência e o impacto ambiental.  As ações tiveram início em 2020, com a implantação de uma horta de alimentos na escola, realizada em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e envolveu a comunidade educativa e os moradores da região. Eles serão responsáveis pelo acompanhamento do plantio e desenvolvimento das hortaliças.

Parte da colheita será comercializada, incentivando o consumo de alimentos orgânicos e com preço acessível para a população. Garantir sustentabilidade através dos recursos arrecadados é uma meta a ser alcançada pela escola.

Projeto de Reflorestamento Ambiental

O reflorestamento da vegetação regional também faz parte do plano de trabalho da Escola Rural, que pretende disponibilizar um espaço composto pelo bioma da Mata Atlântica. Este projeto começará a ser desenvolvido em 2021, em parceria com os órgãos governamentais responsáveis e com a UFRRJ. Além do reflorestamento, está incluído no escopo do projeto a recuperação das nascentes encontradas no terreno da escola. Para isso, articulações com o setor público vêm sendo feitas desde 2020.

Projeto Portas Abertas

O projeto Portas Abertas tem como principal objetivo desenvolver um Centro Vicentino de Atendimento à população da cidade do Rio de Janeiro, oferecendo atividades e serviços com foco na promoção da cidadania, na transformação social e na inclusão social de indivíduos e famílias.

O projeto oferece um espaço de acolhimento para crianças de 6 a 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, através de oficinas, visando ao desenvolvimento integral e à formação cidadã e solidária. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, no turno da tarde (13h às 17h), com grupos de até 30 crianças.

O objetivo é assegurar o convívio grupal, comunitário e social, possibilitar a ampliação do universo artístico e cultural das crianças e estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

A ideia aqui é incentivar o protagonismo, estimulando a participação na vida pública do território e o desenvolvimento de competências para a compreensão critica da realidade social e do mundo contemporâneo.

O projeto oferece também apoio, acolhimento e acompanhamento às famílias, através de toda a instrumentalidade prevista na atuação do Serviço Social, visando um trabalho de escuta ativa das demandas em suas complexidades e múltiplas questões sociais e existenciais.

Entre os parceiros do projeto estão o Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, o Colégio Cruzeiro, a Cruz Vermelha Brasileira, Biscoitos Globo e a Empresa Comprev. Também buscamos parcerias para mobilização de recursos humanos, estabelecendo uma rede de voluntários e objetivando diversificar as atividades a serem ofertadas.

Telefone: (21) 98166-0441 (Whatsapp)
E-mail: social.portasabertas@asvp.org.br
Endereço: Rua Mem de Sá, 271, Centro, Rio de Janeiro

Redes Sociais:

Projeto Maria Solidária

Criado para dar atendimento imediato às pessoas em situação de rua. Todos os sábados, na Praça do Manduca, na Tijuca, o projeto doa refeições, roupas, agasalhos e leva a palavra do Evangelho, proferida pelas Irmãs.

A produção das refeições é realizada às sextas-feiras, à tarde, e aos sábados pela manhã, na cozinha do Santuário da Medalha Milagrosa. Esta ação colaborativa só é possível ser realizada graças à doação de alimentos pela comunidade e empresas e a participação de voluntários no preparo das refeições, logística de transporte e entrega das quentinhas.

Projeto Rotas para o Futuro

Tem como objetivo gerar qualidade de vida e evitar o agravamento das vulnerabilidades sociais, minimizando os índices de violência e desigualdade identificados no município de Assis (SP). Tem como público-alvo os alunos e familiares do CEI Vicentino Casa da Criança Dom Antônio José dos Santos.

Projeto 13 Casas

Inspirado nas “13 Casas de Vicente”, este projeto constrói moradias para dar dignidade e melhorar a qualidade de vida de famílias da região de Sepetiba, que vivem atualmente em situação de extrema pobreza e insalubridade.