O Hospital São Vicente de Paulo integra a missão das Filhas da Caridade no sentido de humanizar o atendimento à saúde e cuidar integralmente dos pacientes. O HSVP acredita que a humanização no atendimento aliada à tecnologia de última geração e ao alto padrão das equipes são fundamentais para a excelência da assistência em saúde. 

Localizado no alto de uma colina, dentro do complexo da Associação São Vicente de Paulo, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Hospital ocupa uma área de 45 mil m², sendo 22mil m² de área construída. O corpo médico conta com cerca de 500 profissionais e mais de mil colaboradores, que atendem 50 especialidades médicas e cirúrgicas.  A estrutura hospitalar conta com leitos para internação, leitos de Unidade de Tratamento Intensivo, leitos de Unidade pós-operatória e salas de cirurgia equipadas com tecnologia de ponta.

Desde sua fundação, o Hospital São Vicente de Paulo sempre contou com o amor e a dedicação das Irmãs Filhas da Caridade, dos médicos e colaboradores. O trabalho e o empenho de todos fizeram o hospital crescer, conquistar credibilidade e tornar-se referência na área da saúde. 

Histórico

A história do HSVP começa em 1930, quando as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo fundaram o Hospital Escola, uma unidade de saúde destinada a oferecer assistência médica às irmãs religiosas e treinamento às noviças na área de enfermagem. Em 1968, após reformas no casarão onde funcionava, o Hospital Escola passou a se chamar Hospital São Vicente de Paulo e a atender também os moradores da região.

Alguns anos depois, a demanda por atendimentos cresceu e as Irmãs decidiram construir um novo prédio, maior e mais moderno. O espaço foi inaugurado em 1980, com a presença de diversas autoridades.

Qualidade e Segurança

Em 1994, o Hospital instituiu o setor de Qualidade e, quatro anos depois, conquistou a certificação ISO 9002, conferida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O selo, que evoluiu para o ISO 9001, foi renovado pela sexta vez em 2018, demonstrando o compromisso do Hospital com a melhoria constante dos serviços, o treinamento dos colaboradores, a adequação técnica e o monitoramento dos processos operacionais.

O HSVP também é acreditado pela Joint Commission International, maior agência verificadora da qualidade em Saúde no mundo. O Hospital recebeu pela primeira vez o selo dourado em 2008 e já foi reacreditado outras três vezes: em 2012, 2015 e, mais recentemente, em 2018.

Pastoral da Saúde 

Além de cuidar da saúde, o Hospital se importa também com o bem-estar espiritual dos pacientes. Para acolher e confortar pacientes e familiares, a equipe da Pastoral da Saúde realiza visitas permanentes aos leitos, de modo a interagir com todos por meio da fala, da escuta e da oração.

Acesse mais informações sobre o Hospital São Vicente de Paulo no site: www.hsvp.org.br

Endereço: Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca 
Cep: 20.270-233, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Telefone: (55 21) 2563-2121