Categoria: Notícias

No início de setembro, o Centro de Atendimento aos Refugiados levou o projeto Fronteiras do Saber para o Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho (RJ). A iniciativa visa aproximar estudantes do ensino médio à realidade da população refugiada. 

No CSVP, o angolano Jonas Barnabé conversou com alunos do 4º, 5º e 6º anos. Barnabé, que vive no Brasil há nove anos, falou sobre as suas motivações para mudar de país e a experiência no Brasil. “Foi impactante, como sempre”, disse Jonas. “Pude perceber que os alunos também amaram o encontro e se empolgaram com o conteúdo”. 

Para a assistente social do Centro de Atendimento aos Refugiados, Samara Franco, esta parceria com o Colégio São Vicente de Paulo ajuda a reforçar valores como integração social, dignidade e respeito à diversidade. “É sempre uma satisfação enorme estar no CSVP. O acolhimento dessa comunidade discente e docente  que abraça a causa do refúgio promove boas lembranças e valorização do trabalho desenvolvido pelo projeto”, disse. 

Doação de alimentos: Uma semana depois da roda de conversa realizada na escola, os alunos fizeram uma visita ao Centro de Atendimento aos Refugiados, em Botafogo, para conhecer o espaço e levar alimentos arrecadados para serem doados às famílias cadastradas. “Nosso muito obrigada ao Colégio São Vicente de Paulo, que nos abraça como família, recebendo anualmente o Fronteiras do Saber”, completou Samara.

O projeto Fronteiras do Saber já passou por outras escolas no Rio de Janeiro, como Colégio São Paulo, em Ipanema, e Sarah Dawsey, na Tijuca.

Se você é professor, dirigente de escola ou pai de aluno e gostaria de realizar essa roda de conversa na sua instituição, entre em contato com o Centro de Atendimento aos Refugiados pelo nosso whatsapp: (21) 99694-2388.