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A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) reuniu 120 colaboradores da Associação de Educação São Vicente de Paulo e da Associação Socioassistencial São Vicente de Paulo, nos dias 20 e 21 de agosto, na Casa Provincial. 

Organizada por uma comissão de funcionários, a Sipat promoveu palestras sobre diversos temas ligados à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como Alimentação Saudável, Ginástica Laboral, uso de EPIs, Educação Financeira, Assédio Moral, entre outros. 

A abertura do evento ficou à cargo da Visitadora, Ir. Selma Aparecida, que proporcionou um momento especial de espiritualidade. 

A fisioterapeuta Alessandra Boscolo deu início à série de palestras falando sobre a importância da prática de exercícios realizados durante o expediente de trabalho, conhecida como ginástica laboral.    Segundo ela, a atividade aumenta o ânimo e a disposição,  melhora a condição física, reforça a autoestima, além de contribuir para a diminuição da percepção de ansiedade e reduzir o stress. Ao final, Alessandra orientou uma breve prática para os participantes.

Em seguida, Jayson Muniz, da empresa R3, palestrou sobre o uso indispensável dos Equipamentos de Proteção Individual. Profissional coordenador de obras, ele falou sobre os riscos dos acidentes mais comuns no ambiente de trabalho e destacou a importância do uso dos EPIs. 

A nutricionista Fernanda Cardoso trouxe o tema da vida saudável. Ela lembrou que pesquisas recentes apontam que mais de 50% dos brasileiros estão acima do peso e destacou os três pilares para manter a saúde em dia: manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e dar atenção para a qualidade do sono, que deve ser de mais de 6 horas diárias, no mínimo. 

Assédio Moral e Educação Financeira: O segundo dia da Sipat teve início com um momento de espiritualidade, liderado pela Ir. Rizomar Figueiredo. “O senhor é um bom pastor. Ele cuida da gente”, ela lembrou.

A advogada Roseane Augusta abriu a série de palestras falando sobre assédio moral no ambiente de trabalho. Ela listou os tipos de assédio moral e os impactos negativos que ele pode provocar na vida dos funcionários. Dores, palpitações, crises de choro, problemas familiares, síndrome do pânico, estresse e burnout são algumas das consequências.

“Por outro lado, a empresa também sai perdendo com a redução da produtividade, a rotatividade de pessoal, um número elevado de licenças médicas e multas administrativas”, lembrou Roseane, que deixou um alerta: “Não aceite, não se cale. Denuncie o assédio moral”! 

Na sequência, o contador André Lopes falou sobre educação financeira. Ele apontou comportamentos e atitudes adequadas no planejamento e utilização dos recursos financeiros e pessoais e destacou que 90% das pessoas adquirem dívidas por questões emocionais. “Muita gente se endivida para presentear um ente querido, ajudar alguém além das suas possibilidades. Gastar é fácil. Difícil é ter controle e disciplina para não se endividar”, afirmou André. O contador destacou a importância do Planejamento Familiar e lembrou que essa prática deve considerar os objetivos coletivos de todos os integrantes da família.

Também mereceu a atenção dos colaboradores a palestra ministrada por integrantes do NA – Narcóticos Anônimos. A irmandade surgiu em 1953, no sul da Califórnia, nos Estados Unidos e atualmente encontra-se em mais de 144 países e realiza mais de 70 mil reuniões por semana em todo o mundo.

Os palestrantes falaram sobre suas experiências pessoais de recuperação à adicção e destacaram o método dos 12 passos criado pelo NA. Eles explicaram que a adicção é uma doença e que a recuperação nos Narcóticos Anônimos baseia-se na frequência às reuniões e no cumprimento dos 12 passos.

Segundo eles, o NA oferece um ambiente saudável no qual os adictos – homens ou mulheres cuja vida é controlada pelas drogas – podem se ajudar mutuamente para parar de usá-las. “Para entrar para o NA não é preciso pagar nada. O único requisito é o desejo de parar de usar a droga”, disse um dos palestrantes, cuja identidade foi preservada para manter o anonimato. 

Quem tiver interesse em procurar um local de reunião do NA deve entrar no site na.org.br.