Irmã Neil Pimentel partiu para a sua morada definitiva junto a Deus e aos Pobres dia 26 de outubro de 2021.
Unanimidade entre os que tiveram a oportunidade de conviver com ela, era conhecida por sua dedicação aos Pobres e por sua exímia inteligência. Foi educadora e serviu em diversas comunidades. Cooperou também com a formação dos confrades e consócias da Sociedade São Vicente de Paulo (os Vicentinos), assim como de outros ramos da Família Vicentina que a requisitavam. Empenhou-se na tradução das obras completas de São Vicente de Paulo, cujo volume 8 será lançado em breve.
Natural de Santa Leopoldina, no Espírito Santo, Ir. Neil foi recebida no Seminário em 1949 e em 1954 fez os seus primeiros votos. Era piedosa, fiel aos momentos de oração, comprometida com sua opção por Jesus Cristo presente nos Pobres. Gostava da vida comunitária, contribuindo para um ambiente fraterno, alegre, com bom-humor e caridade. Onde estiver, ela certamente continuará a interceder pelos Pobres, pela Companhia, por toda a Família Vicentina e por seus familiares.
Como uma forma de homenageá-la, reunimos aqui alguns depoimentos:
Mario Gonthe, seminarista da Província Brasileira da Congregação da Missão:
“A nossa amizade teve início em 2017, durante o Programa de Ação Colaborativa (PAC) da Família Vicentina do Rio de Janeiro, realizado no Santuário da Medalha Milagrosa. Eu era muito jovem, mas sempre tive muita admiração por pessoas mais velhas e por isso me aproximei da Irmã Neil. Nos momentos de intervalo, eu me sentava perto dela e conversávamos muito. Eu amo ouvir histórias e ela gostava de contar histórias sobre a vida dela e suas experiências. Ao longo daqueles dias do PAC foi nascendo uma amizade muito grande, dela para comigo, para com a minha mãe e a minha madrinha.
As Filhas da Caridade e a Ir. Neil têm algo muito próprio de sua vocação, que é exalar ao seu redor esse odor de uma maternidade, mas não uma maternidade comum e sim uma maternidade fraternal, carismática própria do Ser Vicentino. Ir. Neil exalava isso nos seus cuidados para comigo, nos seus conselhos, nas nossas conversas, no seu carinho. Isso me encantou, me atraiu a ela e a partir disso construímos esse laço de amizade tão bonito.
A minha mãe foi vítima da Covid 19, e veio a falecer em dezembro de 2020 e Irmã Neil se fez presente pra mim também naquele momento. Não tenho dúvida de que agora as duas vão interceder por mim lá do céu.”
Ir. Bernadete Pinho, Filha da Caridade:
“Ir. Neil Pimentel foi a primeira Irmã Servente que eu conheci. Com ela, na Comunidade do Colégio da Imaculada Conceição, em Botafogo, vivi meu Pré-postulado. Ir. Neil era uma Irmã acolhedora, atenta às necessidades das Irmãs, ainda que muito envolvida com as atividades do Colégio. Sempre risonha, franca, aberta para escutar. Preocupava-se com a minha formação vicentina, reservando tempo para que eu lesse as Conferências de São Vicente e para conversarmos sobre as minhas impressões. Mais tarde, tendo já ingressado na Companhia, pude conhecer sua dedicação mais direta aos Pobres e seu apoio constante aos vicentinos, leigos vocacionados para o serviço aos Pobres. Formadora por natureza, Ir. Neil sempre tinha uma palavra para compartilhar o carisma com aqueles que quisessem aprender o jeito vicentino de ser. Também devemos a ela gratidão eterna pelo empenho junto à equipe de tradução das Obras Completas de São Vicente de Paulo. A nós, agora, por gratidão e por compromisso, cabe aproveitarmos esse tesouro, estudar, conhecer e partilhar o carisma vicentino, em obras e palavras. Obrigada por tudo, Ir. Neil. Interceda por nós que seguimos com a missão.”
Mercedes Rodriguez, funcionária da Associação São Vicente de Paulo:
“Irmã Neil possuía uma inteligência e um conhecimento raros. Apesar da idade e da saúde debilitada, sempre quis atender aos Pobres pessoalmente e estar presente em todo o processo de doação para eles. A energia da alma dela era tão forte, que não havia obstáculo. Sempre verdadeira e de uma essência rara. Acredito que a passagem dela nessa vida deixou uma semente em cada um que a conheceu. Obrigada por tudo, pelo carinho e pelos ensinamentos. A sua energia nunca será apagada.”
Irmã Adenilde Francisca, Filha da Caridade:
“Irmã Neil foi sempre uma irmã especial para mim. Por seu grande amor pelos Pobres, de forma bem concreta. Ela sempre trabalhou nos colégios, mas sempre se dedicou aos projetos sociais em favor dos Pobres. Era uma Irmã de inteligência rara, exímia professora de português, francês e inglês. Sua cultura sempre esteve a serviço da Companhia, da Província, das escolas e dos Pobres. Ela sempre foi uma defensora dos injustiçados, sempre se colocou ao lado da pessoa que estava sofrendo qualquer tipo de injustiça, fosse irmã, os pobres ou sua escola. Era a maior defensora da JUSTIÇA e da prática do carisma. Admirava nela sua vida de pobreza. Tudo o que tinha ou recebia, dava para outras pessoas. Para ela, tudo estava bom. Sei que agora temos uma grande intercessora junto com Maria, levando nossas necessidades para o Pai Eterno. Agradeço todo o bem que ela fez e tudo que nos ensinou sobre São Vicente, Santa Luiza e outros santos da Companhia. Obrigada, Ir. Neil. Deus lhe dê a recompensa por todo o bem que fez nesta terra.”