Irmã Françoise Petite, Superiora Geral das Filhas da Caridade, foi nomeada pelo Papa Leão XIV como membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A nomeação aconteceu dia 24 de junho de 2025, pouco mais de um mês após o conclave que elegeu o novo Papa.
Esta nomeação é um reconhecimento do serviço, da experiência e do testemunho de Irmã Françoise Petite na vida consagrada e missionária. Fazer parte deste Dicastério significa colaborar diretamente com a Santa Sé no discernimento, acompanhamento e orientação das congregações religiosas e sociedades apostólicas em todo o mundo.
Atribuições do Dicastério: É função do Dicastério promover, animar e regular a prática dos conselhos evangélicos, como é exercida nas formas aprovadas de vida consagrada, e igualmente de vida e atividade das Sociedades de Vida Apostólica em toda a Igreja latina.
Também compete ao Dicastério aprovar os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, erigi-los e conceder a licença para a validade da ereção de um Instituto de Vida Consagrada ou Sociedade de Vida Apostólica de direito diocesano pelo Bispo.
Cabe ao Dicastério a aprovação e a regulamentação de novas formas de vida consagrada em relação às já reconhecidas pelo direito, bem como erigir e suprimir uniões, confederações, federações de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Dicastério para o Serviço da Caridade: o Dicastério é dividido em vários segmentos, como Dicastério para a Evangelização, Dicastério para a Doutrina da Fé, Dicastério das causas dos Santos, Dicastério para os Bispos, para os Cleros, para o Serviço da Caridade, entre outros.
Como Companhia, estamos profundamente agradecidas e unidas à Irmã Françoise Petite em oração. Que o Espírito Santo a guie nesta nova missão ao serviço da Igreja e da Vida Consagrada.