Categoria: Notícias

O projeto social Portas Abertas firmou parceria com a Cruz Vermelha, uma das maiores instituições de ajuda humanitária no mundo, com 158 anos de atuação. Todas as terças e quintas-feiras, voluntários da instituição realizam atividades com as crianças assistidas pelo projeto, que atende menores de 6 a 10 anos de idade, no contraturno escolar.

Para marcar o início da parceria, o presidente da Cruz Vermelha no Estado do  Rio de Janeiro, Victor Marcelo, visitou o projeto, que funciona em um casarão tombado no bairro da Lapa, no Centro do Rio. “Estou maravilhado com essa nova parceria. Para mim está sendo um sonho realizado. Eu sempre passo aqui na porta e fico admirando esse casarão. E saber que aqui dentro funciona um projeto lindo como esse e que nós iremos contribuir com ele de alguma forma é muito gratificante”, disse.

Na ocasião da visita, Irmã Sandilene Bocafoli lembrou que o principal pilar do carisma vicentino é a promoção humana. “Um projeto social só se desenvolve através de redes. Muito obrigada pela parceria. As nossas portas estão abertas para vocês”, disse a Irmã.

Portas Abertas – O projeto oferece um espaço de acolhimento para crianças de 6 a 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, através de oficinas, visando ao desenvolvimento integral e à formação cidadã e solidária. Neste período de pandemia, as atividades estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, no turno da tarde, das 13h30 às 17h, com 25 crianças.

O objetivo é assegurar o convívio grupal, comunitário e social, possibilitar a ampliação do universo artístico e cultural e estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos. O projeto oferece também apoio, acolhimento e acompanhamento às famílias, através de toda a instrumentalidade prevista na atuação do Serviço Social, visando um trabalho de escuta ativa das demandas em suas complexidades e múltiplas questões sociais e existenciais.