Categoria: Notícias

Neste 6 de fevereiro, quando a maior parte das escolas da Rede Vicentina de Educação inicia o ano letivo de 2023, as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo dão as boas-vindas a todos os alunos, professores e funcionários das nove escolas e cinco centros de educação infantil administrados pela província do Rio de Janeiro, que inclui unidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. 

Irmã Carolina Mureb, Filha da Caridade e integrante da comunidade do Colégio Vicentino Virgem Poderosa, em São Paulo, aproveitou a ocasião para falar sobre a Educação Vicentina e como ela atua no Brasil.  

Segundo a religiosa, a Educação Vicentina é a proposta de educação católica da Rede Vicentina de Educação e é inspirada na vida e na obra de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, que viveram na França do Séc. XVII e são os fundadores da Companhia. A Educação Vicentina no Brasil tem mais de 150 anos e sua preocupação principal é o desenvolvimento socioemocional e intelectual, ou seja, o desenvolvimento integral de seus estudantes. Desde as suas origens, a Companhia das Filhas da Caridade atua na Educação como uma das maneiras de servir Cristo nos pobres.

“O nosso objetivo é que cada um dos alunos saia desse período entre nós, das nossas instituições educativas, comprometidos na construção de uma sociedade solidária e fraterna, onde haja o respeito às diferenças e onde se busque, principalmente, construir uma sociedade que lute e defenda a vida do mais frágil e do mais pobre. É assim que nós pretendemos contribuir na construção do Reino de Deus que se concretiza na medida em que vivemos todos como Irmãos e Irmãs”, diz ela. 

Carolina Mureb é formada em Pedagogia e Teologia, especialista em Ensino Religioso Escolar e mestranda em Teologia. Foi gestora da Rede Vicentina de Educação e, atualmente, dedica-se à formação teológica, pastoral e pedagógica para leigos e consagrados, e também ao ministério da orientação espiritual.

Confira aqui quais são e onde estão localizadas todas as escolas da Rede Vicentina de Educação.