Categoria: Notícias

A passagem da Superiora Geral, Irmã Françoise Petit, pelo Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 18 de maio de 2023, ficará marcada para sempre na lembrança e no coração de todas as Filhas da Caridade que puderam conviver com ela durante este período. 

Ir. Françoise veio de Paris, acompanhada pela Conselheira Geral da Companhia, a cearense Ir. Ana Amélia Guedes.  Elas passaram pelo Rio de Janeiro a caminho do Encontro Interprovincial dos Conselhos do Brasil, em Curitiba. 

E foi com muita alegria que o Conselho Provincial e as Irmãs Serventes da Colina as receberam no Galeão na noite do dia 14 de maio. As visitantes ficaram hospedadas na Comunidade da Cúria Provincial, o que permitiu uma convivência fraterna com as Irmãs do Conselho. 

Como se tratava de uma visita informal, a programação foi leve, restrita às Comunidades das Irmãs idosas e da Casa Provincial. Elas conheceram a biblioteca e o Museu das Filhas da Caridade, visitaram o Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, e o Centro de Atendimento aos Refugiados, projeto social mantido pela Companhia e localizado no bairro de Botafogo.

“Passeamos pela orla de Copacabana e fomos ao Cristo Redentor, onde o Padre Vandeir Barbosa celebrou uma missa em francês. Também houve uma missa e um almoço com as Irmãs da Província e uma missa no Santuário da Medalha Milagrosa, da qual participaram colaboradores de nossas escolas, do Hospital e da Associação”, lembra Irmã Bernadete Pinho.

A vinda da Superiora Geral ao Rio de Janeiro aconteceu em um momento muito especial, um tempo forte em que as Filhas da Caridade celebram os 400 anos da inspiração fundante da Companhia: a forte experiência da luz, vivida por Santa Luísa de Marillac, no ano de 1623, quando ela estava envolta em dúvidas sobre diversas questões da sua fé e da sua vocação, e foi esclarecida, graças à vinda do Espírito Santo na celebração de Pentecostes daquele ano. 

“Para nós, enquanto Companhia, é uma graça muito grande recebermos, 400 anos depois, a visita daquela que hoje, por um olhar de fé, é a sucessora de Santa Luísa. Foi muito bonito  ver sua simplicidade, seu testemunho de fraternidade, a proximidade com as irmãs e com todos aqueles que estavam em torno dela. Foi bonito a gente perceber que ela foi, durante todo esse tempo, uma Irmã conosco ”, diz Irmã Sandilene Boccafoli.  

Ir. Sandilene lembra que foram momentos de muita graça, alegria e, ao mesmo tempo, de responsabilidade. “De nos sentirmos parte desta Companhia, que é internacional, que é obra das mãos de Deus e temos a certeza de que continuará sendo, a medida que formos sensíveis também em acolher as luzes que o Senhor vai nos concedendo diariamente, assim como ele fez com Santa Luísa”, afirma Ir. Sandilene. 

Ir. Bernadete Pinho descreveu a Superiora Geral como uma pessoa alegre, simples, entusiasmada, atenta, terna e cheia de vitalidade. “Rimos muito buscando nos fazer entender em idiomas diferentes, mas logo descobrimos que a fraternidade e o desejo de proximidade eram tão grandes que nos entendíamos bem. Eu ainda não a conhecia e sou muito feliz por ter tido a oportunidade de  conviver com ela durante estes dias. Somos Filhas da Caridade, verdadeiramente Irmãs”, disse. 

Que Deus as abençoe!