Categoria: Notícias

Uma pessoa bastante simples, próxima das irmãs, de fácil acesso e sorridente. Atuou em pequenas comunidades, em bairros da periferia de Paris. Tem uma proximidade com a vida dos pobres e é alguém que se identifica e ama profundamente o carisma vicentino.  Assim é Irmã Françoise Petit, eleita dia 8 de novembro a trigésima nona Superiora Geral das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.  Ela já atuava no cargo desde 2019, quando assumiu após o falecimento da então Superiora Geral, Irmã Kathleen Appler. Na nova Assembleia Geral, foi eleita para o mandato de 6 anos, até 2027.

 “Desde que ela assumiu, após o falecimento da Ir. Kathleen, tem nos enviado circulares que nos colocam em contato com as necessidades do mundo de hoje, com o apelo dos pobres. Ela sempre partilha nas suas cartas aquilo que as Irmãs estão realizando em todos os lugares do mundo em favor dos pobres, especialmente para atenuar o seu sofrimento nesses tempos de pandemia. É uma irmã que nos estimula sempre a viver essa comunhão com o Senhor para que isso nos alimente e nos revigore em vista do serviço dos pobres”, diz Irmã Carolina Mureb, que trabalhou com ela de 2009 a 2015, período em que foi tradutora e intérprete nos eventos da Casa-Mãe, na França.

Assembleia Geral – É o acontecimento mais importante da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, realizado a cada seis anos, na Casa-Mãe, em Paris, onde está localizada a capela das aparições de Nossa Senhora – foi lá, em 1830, que Nossa Senhora apareceu para Santa Catarina Labouré, jovem Filha da Caridade à época. “O objetivo é eleger a Superiora Geral e o seu Conselho, mas principalmente avaliar a caminhada da Companhia nos últimos seis anos e apresentar novas perspectivas, orientações sobre as prioridades que queremos viver em todas as dimensões da nossa vida e dentro da nossa vocação e do nosso carisma pelos próximos seis anos”, explica Ir. Carolina.

É um encontro global, onde se fazem presentes o Superior Geral, Padre Tomaž Mavrič, sucessor de São Vicente de Paulo,  a Superiora Geral, Ir. Françoise Petit, sucessora de Santa Luiza de Marillac, todo o Conselho Geral e as visitadoras de todas as províncias da Companhia do mundo inteiro, além de uma ou duas delegadas de cada província. Este ano são 116 participantes no total. A Província do Rio de Janeiro está representada na assembleia pela Visitadora, Irmã Selma Aparecida dos Santos, e pela delegada da Província, Irmã Aparecida Cirico.

Na próxima semana haverá a eleição das Conselheiras Gerais, que são Irmãs escolhidas para representar um determinado grupo linguístico. A atual representante das províncias de língua portuguesa é uma irmã da província de Fortaleza, Ir. Corina.

A Assembleia Geral teve início dia 29 de outubro e segue até o dia 21 de novembro.