Aos poucos, a vida volta ao normal. Passados três meses das chuvas que assolaram a região serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro, as crianças do Colégio Vicentino Padre Corrêa já voltaram às aulas e uma grande corrente se formou para ajudar seus familiares e os colaboradores da escola a recuperarem-se dos danos sofridos.
Com a mobilização organizada pelas Irmãs Filhas da Caridade junto às assistentes sociais e aos colaboradores da escola, a maior parte dos atingidos conseguiu recuperar roupas, livros e material escolar. Nestas últimas semanas de maio, foram entregues guarda-roupas, camas, colchões, sofás, fogões e geladeira novos, comprados com dinheiro doado por benfeitores da França, onde fica localizada a Casa Mãe das Filhas da Caridade.
As ações foram rápidas. “No mesmo dia em que tudo aconteceu, fizemos um formulário online que foi compartilhado nas redes para saber a situação de cada um. Nos dias seguintes, fomos sabendo onde e como estavam todos e do que mais precisavam”, diz Irmã Adriana de Souza Viana, gestora educacional do colégio. Felizmente, nenhum aluno, familiar ou colaborador perdeu a vida na tragédia ocorrida no fim da tarde do dia 15 de fevereiro de 2022.
O primeiro caminhão com doações de roupas e alimentos chegou no distrito de Corrêas vindo do Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (RJ) logo no dia seguinte às chuvas. Neste mesmo dia, as Irmãs, em parceria com as assistentes sociais, já haviam elaborado o projeto ‘O Amor de Cristo nos Uniu’, cujo objetivo era ser ponte entre os doadores e as famílias e viver o Carisma Vicentino na situação concreta das enchentes.
Na primeira etapa, o colégio atuou em parceria com a Paróquia local, o ponto de apoio mais próximo, para levar diariamente 100 quentinhas que eram produzidas na cozinha industrial da escola. Paralelamente, foi feito o atendimento aos pais de alunos que perderam tudo a fim de oferecer-lhes socorro imediato às suas mais urgentes necessidades, como material de limpeza e higiene, alimentos, água mineral, roupas, colchões, cobertores, entre outros itens.
Em um terceiro momento deu-se início a uma campanha entre os colaboradores e amigos da Rede Vicentina de Educação solicitando outros itens necessários, como mochilas, sapatos, eletrodomésticos, mobiliários e doações em dinheiro. As editoras SM e Editora do Brasil assumiram a doação dos livros. Já a meta em dinheiro já foi atingida graças a doação dos benfeitores franceses. “Só temos a agradecer. A atuação da Família Vicentina foi fundamental e incansável”, diz Irmã Adriana.
O Colégio Vicentino Padre Correa conta atualmente com 1050 alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. Fundado em 1966, é referência em educação junto à comunidade da região.